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Cavalo: Um Animal e uma Ferramenta

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Sumário

1. Identificação do cavalo como um bicho e um artefato

1.1 O pulsar do cavalo

1.2 Amarração do cavalo na transgressão do olfato

1.3 O cavalo como pão e desvelo

1.4 O salto do cavalo e a reação da terra

1.5 O cavalo como bicho e artefato

Introdução

Cavalo é um bicho e um artefato

por Romério Rômulo

O cavalo pulsa e a minha mão quase anêmica é o relato. Amarro-o na transgressão do olfato, em pelo. O cavalo é pão e é desvelo. Quando o cavalo pula, a sacrossanta terra se espanta e vã, ulula. Por treva e ato, cavalo é um bicho e um artefato.

Romério Rômulo (poeta prosador) nasceu em Felixlândia, Minas Gerais, e mora em Ouro Preto, onde é professor de Economia Política da UFOP e um dos fundadores do Instituto Cultural Carlos Scliar – Rio de Janeiro RJ.

Cavalo é um bicho e um artefato

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por Romério Rômulo

O cavalo pulsa
e a minha mão
quase anêmica
é o relato.

Amarro-o na transgressão
do olfato, em pelo.
O cavalo é pão
e é desvelo.

Quando o cavalo
pula, a sacrossanta
terra se espanta
e vã, ulula.

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Por treva
e ato
cavalo é um bicho
e um artefato.

Romério Rômulo (poeta prosador) nasceu em Felixlândia, Minas Gerais, e mora em Ouro Preto, onde é professor de Economia Política da UFOP e um dos fundadores do Instituto Cultural Carlos Scliar – Rio de Janeiro RJ.

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Cavalo é um ser vivo e um objeto

Por Romério Rômulo

Cavalo é um ser vivo e um objeto

imagem de um cavalo

A natureza pulsante do cavalo

O cavalo é um ser vivo que pulsa com vida e energia. Ao segurá-lo, sinto sua força e vitalidade, contrastando com a fragilidade da minha mão quase anêmica. É um momento que se transforma em relato, onde a conexão entre homem e animal se estabelece.

Um ser que desperta os sentidos

A amarração do cavalo no olfato, em contato direto com o pelo, é uma transgressão sensorial. Ele é tão presente e intenso que se torna pão para a alma e fonte de desvelo para aqueles que o admiram e cuidam dele.

O salto do cavalo e o impacto na terra

Quando o cavalo salta, toda a sacrossanta terra se espanta diante de sua grandiosidade e movimento. A força e a agilidade com que ele se desloca fazem com que até mesmo a natureza ulule, como se manifestando uma reverência diante de sua majestade.

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A dualidade do cavalo

Na escuridão da noite e na ação do ato, o cavalo se revela um ser que transita entre o real e o imaginário. Ele é tanto um ser vivo incrível como também um objeto, um artefato que pode ser utilizado para diversos fins.

Sobre o autor

Romério Rômulo (poeta prosador) nasceu em Felixlândia, Minas Gerais, e mora em Ouro Preto, onde é professor de Economia Política da UFOP e um dos fundadores do Instituto Cultural Carlos Scliar – Rio de Janeiro RJ.

foto do autor
Foto do autor Romério Rômulo.
logo do Instituto Cultural Carlos Scliar
Logo do Instituto Cultural Carlos Scliar.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Conclusão

O artigo abordou a dualidade do cavalo, que pode ser visto como um bicho e um artefato. Foi destacada a pulsão do cavalo e a sua relação com a mão do autor. O cavalo também foi descrito como pão e desvelo, mostrando a sua importância. Além disso, foi enfatizado o impacto do cavalo ao pular, causando espanto na terra. Por fim, foi ressaltado que o cavalo é tanto um animal quanto uma criação humana.

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Pergunta 1: O que é destacado sobre a relação entre o cavalo e o autor?

A relação entre o cavalo e o autor é destacada através da pulsão do cavalo e a sua ligação com a mão do autor.

Pergunta 2: Como o cavalo é descrito em relação à sua importância?

O cavalo é descrito como pão e desvelo, mostrando a sua relevância.

Pergunta 3: Qual o impacto do cavalo ao pular?

O cavalo causa espanto na terra ao pular, sendo um evento surpreendente.

Pergunta 4: Como o cavalo é caracterizado?

O cavalo é caracterizado como um bicho e um artefato, possuindo uma dualidade de natureza.

Pergunta 5: Quem é o autor do artigo?

O autor do artigo é Romério Rômulo, um poeta prosador, professor e fundador do Instituto Cultural Carlos Scliar.

Verifique a Fonte Aqui

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