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Aprendendo sustentabilidade na Quinta do Vale

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Sumário:

1. Lançamento do jogo digital educativo “A Quinta do Vale”

1.1 Importância da educação e agricultura para o Município de Santarém

1.2 Objetivo do jogo “A Quinta do Vale”

2. Visão geral do jogo

2.1 Ensinar crianças a gerir uma quinta sustentável

2.2 Assuntos abordados no jogo

2.3 Experiência interativa e envolvente

3. Vertentes pedagógicas do jogo

3.1 Horticultora e Advogada

Introdução:

No dia 16 de Outubro, a Escola Básica do Vale de Santarém foi palco do lançamento do jogo educativo “A Quinta do Vale”, desenvolvido pelo FeedInov CoLab em parceria com o GameDev Técnico e o apoio do Município de Santarém. Neste artigo, vamos explorar a importância deste projeto inovador que une agricultura, pecuária, alimentação saudável e educação. Além disso, veremos como o jogo tem como objetivo ensinar crianças dos 6 aos 11 anos a gerir uma quinta sustentável, abordando diversos temas relevantes. Através de uma experiência interativa e envolvente, as crianças aprenderão sobre a pecuária e contribuirão para a sustentabilidade do espaço. Vamos mergulhar nesse mundo pedagógico e descobrir como o jogo “A Quinta do Vale” está preparando as futuras gerações para enfrentarem os desafios do nosso planeta de maneira consciente e responsável.

A Escola Básica do Vale de Santarém acolheu, no dia 16 de Outubro, o lançamento do primeiro jogo digital educativo “A Quinta do Vale”, desenvolvido pelo FeedInov CoLab, em parceria com o GameDev Técnico e o apoio do Município de Santarém.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o pelouro da Educação, referiu que “a educação e a agricultura são eixos estratégicos para o Município” e destacou a capacidade inovadora deste projecto que alia agricultura, pecuária, alimentação saudável e educação. “Neste dia, em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, é muito importante que as crianças percebam, de forma criativa e dinâmica, a importância que a agricultura tem na nossa alimentação e, consequentemente, na nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida”.

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Perante Nuno Russo, Vereador da CMS, com o pelouro do apoio ao desenvolvimento agrícola do Concelho, Manuel João Custódio, Presidente da Junta de Freguesia do Vale de Santarém, Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, e a comunidade escolar, João Teixeira Leite concluiu a sua intervenção referindo que “estas crianças são o futuro e nós temos que lhes dar as ferramentas necessárias para o enfrentarem e este jogo tem esse mesmo objetivo, preparar as futuras gerações para enfrentarem os desafios do nosso planeta de maneira consciente e responsável”.

O “Quinta do Vale” é um jogo para telemóvel que visa ensinar crianças dos 6 aos 11 anos a gerir uma quinta sustentável. Com diversos níveis de conhecimento e aprendizagem, o jogo oferece uma experiência offline, com controlo de tempo diário ajustado às necessidades da faixa etária.

O ciclo de vida dos animais de produção, o seu bem-estar, a economia circular e a sustentabilidade são alguns dos assuntos abordados neste jogo.

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Através de uma experiência interativa e envolvente, os usuários aprendem sobre pecuária por meio de soluções sustentáveis comprovadas. O jogador tem vários edifícios para albergar os diferentes animais, tem que cuidar da sua alimentação, efetuar tarefas como limpeza de estábulos, tosquia e ajuste de níveis de temperatura, humidade e ventilação. O intuito é otimizar as condições de vida dos animais que ali habitam, aprendendo sobre estes e contribuindo para a sustentabilidade do espaço.

A acrescentar à vertente pedagógica, existem personagens como a Horticultora e a Advogada que, respectivamente, elucidam o jogador quanto ao cultivo de plantas e a legislação afecta à gestão de uma quinta, entre outros aspetos.

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?

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A Escola Básica do Vale de Santarém acolhe o lançamento do jogo educativo “A Quinta do Vale”

No dia 16 de Outubro, a Escola Básica do Vale de Santarém foi o palco escolhido para o lançamento do primeiro jogo digital educativo “A Quinta do Vale”. Desenvolvido pelo FeedInov CoLab, em parceria com o GameDev Técnico e o apoio do Município de Santarém, o jogo promete ensinar crianças dos 6 aos 11 anos a gerir uma quinta sustentável.

O papel estratégico da educação e agricultura no Município de Santarém

Na ocasião, João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o pelouro da Educação, destacou a importância dos eixos estratégicos da educação e agricultura para o Município. Ele enfatizou a capacidade inovadora do projeto “A Quinta do Vale”, que une agricultura, pecuária, alimentação saudável e educação. João Teixeira Leite também aproveitou a ocasião para ressaltar a relevância da agricultura na alimentação e saúde das crianças, especialmente no Dia Mundial da Alimentação.

A importância das crianças como futuras gerações e o objetivo do jogo

Na presença de Nuno Russo, Vereador da CMS, Manuel João Custódio, Presidente da Junta de Freguesia do Vale de Santarém, Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, e da comunidade escolar, João Teixeira Leite enfatizou que as crianças são o futuro e devem ser preparadas para enfrentar os desafios do planeta de forma consciente e responsável. Nesse sentido, o jogo “A Quinta do Vale” tem o objetivo de fornecer as ferramentas necessárias para as futuras gerações.

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O jogo “A Quinta do Vale”

O jogo “A Quinta do Vale” é uma aplicação móvel voltada para crianças dos 6 aos 11 anos, que ensina a gerir uma quinta sustentável. Com diferentes níveis de conhecimento e aprendizagem, o jogo oferece uma experiência offline, com um controle de tempo diário ajustado para atender às necessidades da faixa etária.

No jogo, os jogadores irão aprender sobre o ciclo de vida dos animais de produção, o bem-estar animal, a economia circular e a sustentabilidade. Através de uma experiência interativa e envolvente, os usuários aprenderão sobre pecuária e soluções sustentáveis comprovadas. Além disso, o jogador terá que realizar tarefas como limpeza de estábulos, tosquia e ajustes de níveis de temperatura, humidade e ventilação para otimizar as condições de vida dos animais.

Aspectos adicionais e personagens do jogo

No jogo, o jogador encontrará personagens como a Horticultora e a Advogada, que fornecerão informações sobre o cultivo de plantas e a legislação relacionada à gestão de uma quinta. Esses aspectos adicionais contribuem para a experiência pedagógica e enriquecem o conhecimento dos jogadores.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Conclusão

O lançamento do jogo digital educativo “A Quinta do Vale” na Escola Básica do Vale de Santarém foi um marco importante no campo da educação e agricultura. Este projeto inovador alia de forma criativa e dinâmica a importância da agricultura, pecuária, alimentação saudável e educação. Através deste jogo, as crianças podem aprender sobre o ciclo de vida dos animais, sustentabilidade e economia circular. Além disso, o jogo oferece uma experiência offline adaptada às necessidades da faixa etária.

Perguntas e Respostas

1. Qual é o objetivo do jogo “A Quinta do Vale”?

O objetivo do jogo é ensinar crianças dos 6 aos 11 anos a gerir uma quinta sustentável.

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2. Quais são os temas abordados no jogo?

O jogo aborda temas como o ciclo de vida dos animais de produção, bem-estar dos animais, economia circular e sustentabilidade.

3. Como funciona o jogo?

O jogo oferece uma experiência interativa e envolvente, onde os jogadores devem cuidar da alimentação e bem-estar dos animais, realizar tarefas como limpeza de estábulos e ajustar os níveis de temperatura, humidade e ventilação.

4. Quais são as personagens presentes no jogo?

No jogo, existem personagens como a Horticultora e a Advogada, que oferecem informações sobre cultivo de plantas e legislação relacionada à gestão de uma quinta, entre outros aspetos.

5. Qual é a faixa etária do jogo?

O jogo é destinado a crianças dos 6 aos 11 anos.

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